Dell reforça posicionamento multicloud com fabricação no Brasil de novo servidor  

Joel Brawermann, Dell

Aumentar a disponibilidade para o mercado brasileiro de produtos que servem às soluções multinuvem, ou muticloud, da Dell Technologies. Esse é o objetivo da recém anunciada fabricação nacional de uma nova linha de servidores, a PowerFlex. O produto já está sendo montado na unidade industrial que a empresa mantém em Hortolândia, interior de São Paulo, desde o começo de junho.

Os produtos fazem parte de uma linha de infraestrutura definida por software. Servem aos mercados enterprise, corporativo e governamental e, segundo a Dell, foi projetado para suportar performance elevada de cargas de trabalho em missão crítica.

Um dos nossos grandes diferenciais ao ter uma planta como a de Hortolândia é a alta capacidade de readequação da nossa estrutura produtiva. A unidade fabril que temos instalada no País é uma das únicas no mundo a produzir o portfólio completo de soluções da companhia”, explica ao IT Forum Joel Brawerman, vice-presidente de pré-vendas da Dell Technologies para América Latina, quando questionado sobre os investimentos feitos para receber a nova linha de montagem.

Segundo ele, essa estrutura fabril permite aperfeiçoar capacidade de produção por conta do elevado índice de automação e maior controle dos processos. A estrutura é apoiada por inteligência artificial, data analytics e análises preditivas, que “resultam em otimização da nossa operação”, ressalta Brawerman. “Isso permite aumentar a produtividade sem a necessidade de expansão física da planta.”

O executivo ressalta que produzir no Brasil é vantajoso, pois traz maior competitividade e agilidade no processo de entrega para os clientes. Além disso, lembra, há incentivos fiscais concedidos pela Lei do Bem.

“Alinhamos redução de time-to-market com custos competitivos, além de oferecer uma estrutura própria de suporte técnico e atendimento dedicadas para os nossos clientes no Brasil. Para nós é bastante estratégico ter a linha PowerFlex sendo produzido localmente para atender a demanda de nossos clientes”, ressalta o VP.

As soluções de orquestração de multicloud da Dell e a tecnologia de definição por software do PowerFlex são novidades anunciadas recentemente pela Dell dentro da oferta de infraestrutura como serviço (IaaS) – o Dell Apex.

Dell Apex e resultados

Pergunto a Brawerman qual tem sido a demanda pelas soluções dentro do portfólio APEX da Dell no Brasil desde o lançamento, ocorrido globalmente em outubro de 2020. Segundo ele, é “crescente” aqui e no mundo porque “são soluções que otimizam a gestão da operação em ambientes de nuvem”.

“Cada vez mais as empresas estão se conscientizando que uma estratégia de cloud first não faz mais sentido se executada isoladamente – e esta visão de eficiência da TI para o negócio está ampliando a demanda por soluções como Apex”, diz o executivo. “O que vemos é uma grande demanda por poder de processamento que complementem as operações de nuvens privadas ou on-premises a partir da adoção de infraestrutura como serviço.”

Segundo ele, boa parte do portfólio Apex já é produzido pela Dell no Brasil, e que a “capacidade de produção holística” da empresa por aqui permite projetar outras produções nacionais, inclusive dentro desse portfólio, mas também em armazenamento, servidores e infraestrutura convergente e hiperconvergente (CI/HCI), além de soluções específicas para proteção de dados.

“Estamos constantemente identificando as oportunidades que melhor atendam as demandas de nossos clientes, entendendo as necessidades locais e trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de soluções que supram essas necessidades”, diz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!