Deputado do PP e Janones protagonizam bate-boca e empurrão durante confusão generalizada na Câmara

O deputado Evair de Melo (PP) deu um empurrão no advogado André Janones (Avante) durante audiência com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O parlamentar do Progressistas se irritou após o colega pedir que ele tirasse a mão dele, porque ele “cheirava a cachaça”. Evair tentava separar um confronto entre Janones e Filipe Barros (PL). Contudo, ele se irritou com a fala do advogado, o puxou pelo paletó e o empurrou perguntando: “Como é que é?”. A confusão da sessão realizada nesta terça-feira, 26, começou enquanto Filipe Barros (PL) questionava o uso de banheiros unissex nas escolas e acusava Silvio de Almeida de abuso de autoridade. Em resposta, o ministro afirmou que o parlamentar era “primário” e não entendia nada sobre direito. Contudo, no meio da fala de Silvio Almeida, Janones afirmou que “o idiota” estava interrompendo o ministro, em referência à Barros.

Presidente da comissão, Bia Kicis (PL) afirmou que não seriam admitidas interrupções de nenhum dos lados e pediu que não fossem proferidas ofensas aos deputados. Os parlamentares presentes se exaltaram com as falas e reclamaram da postura de Janones. O advogado e o ministro reclamaram de ofensas recebidas por Silvio de Almeida, chamado de “covarde” e “analfabeto” durante a sessão. Janones ainda pediu que Barros calasse a boca para que o ministro terminasse sua resposta. Neste momento, os parlamentares iniciaram um debate acalorado. Janones levantou-se da cadeira para encarrar Barros de frente com postura convidativa a um combate físico, ao que Barros respondeu também se levantando e o chamando de “filho da puta”.

Deputados tentaram afastar os dois parlamentares que discutiam separados por uma bancada. Entre os que buscavam apaziguar a briga estava Evair de Melo, que tentou fazer com que Janones se sentasse. Contudo, o parlamentar do Progressitas se exaltou com uma fala proferida por Janones, inaudível porque a deputada Bia Kicis falava no microfone. Evair puxou Janones pelo colarinho e o balançou, perguntando: “Como é que é?”. A polícia legislativa foi chamada para acalmar os ânimos e o áudio da sessão foi cortado. No retorno, os parlamentares gritavam um com os outros. A sessão foi suspensa temporariamente após a confusão. Nas redes sociais, Janones afirma que foi agredido por Evair. Veja os vídeos: