5% das empresas brasileiras já perderam tudo após ciberataques

ransomware, mulher, ataque, ciberataque

Uma parcela das empresas brasileiras já teve todos os seus dados perdidos após sofrerem ciberataques, revelou uma nova pesquisa global encomendada pela Arcserve e realizada em 11 países. De acordo com o estudo, 5% dos entrevistados brasileiros declararam que suas empresas foram vítimas de ciberataques que levaram à perda total dos dados.

Este foi o maior percentual registrado pela pesquisa, superior aos 2% constatados em países como Estados Unidos, Canadá, Índia e Japão.

O levantamento também alerta para o fato de que quase um quarto das empresas globais não possui um plano abrangente de recuperação de desastres.

Das empresas de médio porte, 76% sofreram perda de dados nos últimos cinco anos, sendo que 45% dos entrevistados não conseguiram recuperar todos os seus dados após uma perda. Apenas 24% afirmaram ter um plano de recuperação de desastres bem documentado, rigorosamente testado e atualizado e 77% das empresas de médio porte não possuem um plano de resiliência de dados claramente definido.

Leia também: Cibercriminosos chegam a cobrar R$ 100 mil por deepfakes na Darknet

Para proteger os dados e voltar rapidamente à normalidade operacional, a Arcserve recomenda uma estratégia de backup de dados “3-2-1-1”. Nela, são feitas três cópias de backup dos dados em duas mídias diferentes, como disco e fita, sendo que uma dessas cópias fica localizada fora do local para recuperação de desastres. O número 1 final é o backup imutável – elemento-chave para uma proteção bem-sucedida contra ransomware porque os dados são convertidos em um formato de gravação única, lidos muitas vezes e, o que é mais importante, não podem ser alterados.

A divulgação do estudo da Arcserve aproveita o mês da conscientização sobre a importância do backup e da proteção dos dados.

Para Patrick Tournoy, vice-presidente executivo de operações da Arcserve, “o mês de conscientização sobre Backup foi criado para ajudar as pessoas a estarem mais conscientes da importância que os dados desempenham em nossas vidas diárias e da importância de mantê-los seguros. É claro que concordamos plenamente com isso e acreditamos que um planejamento robusto e testado de recuperação de dados é fundamental para qualquer plano de backup e proteção”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!