O que os fornecedores de software empresarial estão fazendo com a IA generativa

ia generativa

O ano de 2023 tem sido um ano de destaque para a tecnologia de IA generativa, à medida que ferramentas como o ChatGPT saíram da curiosidade de laboratório para se tornarem nomes conhecidos.

No entanto, os CIOs estão avaliando com cautela como implementar com segurança a IA generativa nas empresas e quais salvaguardas adotar. Às vezes, no entanto, ela entra sorrateiramente pela porta dos fundos como resultado de iniciativas individuais ou departamentais ad-hoc – ou até mesmo pela porta da frente, incorporada pelos fornecedores de aplicativos empresariais já em uso generalizado.

Para ajudar os líderes de TI a acompanhar sua exposição à IA generativa, o CIO.com oferece este resumo das últimas notícias sobre IA generativa de alguns dos principais fornecedores de software empresarial.

Agosto de 2023

Salesforce busca treinar modelos de IA generativa com o Einstein Studio

Com o Einstein Studio, a Salesforce oferece auxílio às empresas para treinar e executar modelos de IA generativa em seus dados de clientes armazenados em sua Data Cloud. Ele pode conectar os dados a uma variedade de LLMs (modelos de linguagem de última geração), de código aberto ou proprietários, afirmou a empresa.

Julho de 2023

Microsoft adiciona habilidades de Copilot à suíte Dynamics 365

A Microsoft vai implementar seu assistente de IA generativa, Copilot, em mais de seus produtos. Ela já pode ajudar a analisar dados do Excel, criar apresentações em PowerPoint e escrever código. Agora, adicionou um Copilot de Vendas à sua Dynamics 365 para ajudar a equipe de vendas a criar propostas de e-mail com base em dados de clientes mantidos na suíte ERP. A Microsoft espera que esses recursos e outros recursos de IA generativa incentivem os 90% dos clientes do Dynamics que ainda o executam localmente a migrarem para a nuvem.

Splunk adota a IA generativa para auxiliar na observabilidade

O Splunk já utiliza IA em sua suíte de ferramentas para analisar dados gerados por máquinas. Agora, está adicionando um assistente de IA generativa construído com o modelo de transformação de texto para texto da Google, T5. O Splunk afirma que pode ser necessário um pouco de trabalho para obter respostas boas da versão de pré-visualização, já que está buscando ajuda dos clientes para melhorar o treinamento do modelo.

Leia mais: Presidente da Microsoft alerta que IA precisa estar sob controle humano para não se tornar uma arma

ServiceNow expande o assistente virtual Now Assist para ajudar programadores

O Now Assist em breve receberá novos recursos de IA generativa para ajudar os clientes da ServiceNow a aproveitarem melhor a Plataforma Now. Uma ferramenta de resumo de casos poupará agentes de TI, RH e atendimento ao cliente do trabalho de registrar suas interações com os clientes, enquanto uma função de texto para código facilitará a automação de novos processos usando linguagem natural para descrever como eles devem funcionar. Ambas as adições utilizam LLMs desenvolvidos internamente pela ServiceNow e devem estar disponíveis em geral em setembro com a atualização Vancouver da Plataforma Now.

Junho de 2023

Investimento em IA generativa da Oracle surge nas ferramentas HCM

A Oracle está adotando uma abordagem de três vias para a adoção da IA generativa. No nível de hardware, está adicionando novas instâncias ao seu serviço Oracle Cloud Infrastructure projetadas para cargas de trabalho de IA. O OCI Supercluster combinará milhares de GPUs Nvidia e memória de alta velocidade para treinar LLMs. Além disso, oferecerá serviços em nuvem que a Oracle, outros provedores de SaaS e empresas podem usar para incorporar a IA generativa em suas próprias aplicações. A primeira dessas aplicações em que as capacidades aparecerão é o Oracle Fusion Cloud Human Capital Management (HCM), onde ajudará os usuários escrevendo, resumindo ou recomendando conteúdo.

A ServiceNow inclui IA generativa no Now Assist para o Virtual Agent

O Now Assist para o Virtual Agent da ServiceNow eventualmente permitirá que os clientes da ServiceNow escolham entre uma variedade de ferramentas de IA generativa (inicialmente, apenas as ferramentas da OpenAI e da Microsoft Azure são suportadas) para ajudá-los a projetar processos de autoatendimento acessando partes relevantes do conteúdo empresarial. Já em teste com um pequeno número de clientes, o Now Assist para o Virtual Agent estará disponível em geral a partir de setembro.

Salesforce agrupa ferramentas de IA generativa na oferta AI Cloud

Por $360.000 por ano, o Pacote Inicial AI Cloud da Salesforce reúne todos os seus serviços de IA generativa em uma única oferta. Ela inclui Slack GPT, Tableau GPT, Apex GPT, Mulesoft GPT, Flow GPT, Service GPT, Marketing GPT, Commerce GPT, e algumas outras ferramentas para lidar com dados e treinar modelos. No entanto, os analistas não esperam que o AI Cloud atraia muitos clientes, já que não há uma interface unificada para todas as ferramentas diferentes, e muitos clientes já terão acesso às ferramentas de que mais precisam como parte de outras ofertas da Salesforce.

O Einstein GPT da Salesforce aprende sobre marketing e comércio eletrônico

A Salesforce disse que seu conjunto de ferramentas de IA generativa Einstein GPT em breve será capaz de personalizar e-mails de marketing segmentando automaticamente públicos, resolvendo identidades de clientes e criando conteúdo relevante para eles – embora a maioria das novas funcionalidades no Marketing GPT esteja programada para ser lançada somente em outubro. Também ajudará no comércio eletrônico, oferecendo uma experiência “concierge” multicanal a partir de fevereiro de 2024. Uma das funcionalidades quase prontas do Commerce GPT é uma ferramenta para preencher dados de catálogo ausentes chamada “Dynamic Product Descriptions”, que estará disponível a partir de julho, segundo a empresa.

Maio de 2023

Alteryx gera visualizações de dados com IA

A fornecedora de automação de analytics Alteryx utiliza a IA generativa para adicionar três novas funções à sua plataforma de visualização de dados. O recurso Magic Documents, uma parte do Alteryx Auto Insights, utiliza a IA generativa nos bastidores para fornecer resumos de visualização de dados e gerar automaticamente apresentações em PowerPoint e e-mails direcionados com base neles. As outras duas adições estão no Alteryx Designer: o Workflow Summary permite que os usuários documentem automaticamente processos e metadados relacionados em linguagem natural, enquanto o conector OpenAI permite que eles incorporem interações do ChatGPT em seus fluxos de trabalho de dados.

A SAP planeja um assistente de IA generativa desenvolvido internamente

Logo após o anúncio de sua colaboração com a IBM em IA generativa, a SAP informou que também está desenvolvendo sua própria tecnologia de IA generativa. O SAP Digital Assistant não será um chatbot completo como o ChatGPT, mas sim um prompt contextual em aplicativos dentro dos produtos SAP Sales, Service, Marketing e Commerce Cloud. No entanto, seja paciente: ele não entrará nem mesmo em testes beta até o quarto trimestre de 2023.

Tableau GPT é o mais novo alvo da iniciativa de IA generativa da Salesforce

O Tableau está recebendo o tratamento Einstein GPT. Apesar do nome GPT, a Salesforce está implantando uma variedade de LLMs da OpenAI, Cohere ou de sua própria equipe de desenvolvimento em seus esforços para adicionar IA generativa à sua gama de produtos. O Tableau GPT usará a IA generativa para tornar a análise de dados mais semelhante a uma conversa, disse a empresa.

ServiceNow desenvolve aplicações de IA generativa com a Nvidia

A ServiceNow enxerga muitas possibilidades para usar a IA generativa para ajudar as empresas a automatizar mais de seus fluxos de trabalho, e está trabalhando com a Nvidia para desenvolver modelos de IA dedicados a essas tarefas. A Nvidia vem reorientando seu negócio para a IA nos últimos anos, trabalhando para fornecer potência de computação e software otimizados para treinar modelos de IA, como os LLMs por trás da IA generativa, e disponibilizá-los como serviço por meio de sua oferta DGX Cloud. É isso que a ServiceNow usará para construir os modelos que está desenvolvendo.

A Informatica usará a IA generativa para gerenciar dados

O Intelligent Data Management Cloud (IDMC), a ferramenta da Informatica para gerenciar bancos de dados empresariais, está recebendo uma transformação com IA generativa. Um de seus componentes, o mecanismo de automação de gerenciamento de dados Claire, em breve se tornará Claire GPT, permitindo que os usuários façam perguntas sobre seus dados em linguagem natural, sem precisar aprender SQL. O Claire GPT ainda está em pré-visualização privada, mas a empresa planeja lançá-lo antes do final do ano.

A SAP pretende automatizar o gerenciamento de aplicativos com a IA generativa

A SAP pretende incorporar o motor de IA Watson da IBM em grande parte de seu portfólio de software, começando pelo SAP Start AP, onde permitirá que os usuários interajam com os aplicativos SAP usando linguagem natural. O Watson não é em si uma ferramenta de IA generativa, mas a SAP vê suas capacidades de processamento de linguagem natural como um primeiro passo para o uso mais amplo da IA generativa. As duas empresas estão desenvolvendo em conjunto LLMs e capacidades de IA generativa, afirmaram.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!