Gol migra parque tecnológico e melhora 35% da performance em TI

Gol

A Gol migrou os dados do seu parque tecnológico, que abrange toda a estrutura de TI da empresa, para a Oracle Cloud (OCI). O projeto de migração contou com o apoio da ilegra, empresa global de design, inovação e software, que conta com um time especializado em migração de bancos de dados.

Grande parte dos produtos utilizados pela Gol são da Oracle. Com isso, a ideia era ter uma garantia de continuidade, compatibilidade e suporte, além do envolvimento direto da engenharia da Oracle no projeto, desde as negociações, disponibilização de treinamentos pré e pós-migração, manutenção de hardware e atualizações.

Antes da migração, a companhia área utilizava a estrutura on-premise de datacenter. Diante do desafio a ilegra teve o papel de entender como a estrutura funcionava no antigo ambiente, mapear os relacionamentos das aplicações e desenhar planos com o máximo de eficiência e o mínimo, ou nenhum, tempo de indisponibilidade, além de zero chances de perda de dados.

Leia mais: Tegra eleva maturidade em segurança digital com atualização de parque de TI

Segundo Marcos Fábio Faria, Diretor de Tecnologia da Gol, a migração já trouxe resultados concretos para a companhia. “Já estamos com muitos resultados positivos, como uma melhoria de performance em torno de 35% nos processos e relatórios, além de 50% de redução nos custos de suporte e operação do novo ambiente”, afirma.

Após a implantação e finalização do projeto, a Gol conquistou melhorias em questões de acesso e processamento, além de janelas de manutenções programadas executadas três vezes mais rápido, relatórios gerenciais rodando em no máximo 40 minutos – antes levavam até três dias para serem gerados.

Para André Flores, Head of Operations & Digital Transformation na ilegra, a consolidação das bases de dados era um objetivo muito claro em todo o decorrer do projeto. “A ilegra foi fundamental para que esse processo acontecesse de maneira eficiente e segura. Entregamos o projeto antes do previsto e, agora, avançamos para um contrato de sustentação e melhoria contínua do novo ambiente pós-projeto”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!