Grupo Zegna aplica ciência de dados para personalizar roupas de luxo

O Grupo italiano Zegna, especializado em vestuário de luxo para o público masculino, está apostando em ciência de dados para personalizar peças sob demanda para clientes da marca. Batizada de Zegna X, a plataforma de personalização passou por uma recente atualização e deve se tonar parte integral da jornada digital da marca, fazendo a ponte entre as lojas físicas e canais digitais.

Com um configurador de estilo 3D, a ferramenta atende os requisitos pessoais específicos de cada cliente – desde corte, cor e medidas. Segundo o grupo, inicialmente, o foco da plataforma será na coleção de lazer de luxo.

A plataforma utiliza ciência de dados para, inicialmente, ofertar 49 bilhões de potenciais combinações de roupas e estilos que podem ser personalizadas e entregues no mundo todo em menos de 4 semanas. Tudo é feito sob medida.

Leia também: Algar Telecom anuncia entrada no mercado de games por streaming

O configurador 3D Zegna X foi desenvolvido em colaboração com o parceiro de tecnologia Shin Software. Por enquanto, mais de 2,300 produtos estarão disponíveis para serem personalizados.

O lançamento inicial da plataforma será apresentado em uma loja em MIlão, para depois ser lançado em outras lojas da marca. Até 2024, os consumidores poderão personalizar suas peças via site oficial em seus dispositivos.

A novidade também reforça as estratégias digitais e de omnichannel do tradicional grupo de moda de luxo. Segundo Edoardo Zegna, Diretor de Marketing, Digital e Sustentabilidade da Zegna, o aplicativo Zegna X representa quase 45% das receitas globais de varejo do grupo. O serviço capacitou os consultores de estilo da marca para atender necessidades individuais de clientes, permitindo que as imagens dos produtos sejam enviadas via sms, e-mail, redes sociais e WhatsApp.