HPE compra Athonet de olho em mercado de 5G privado

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a aquisição da Athonet, uma provedora de tecnologia de rede celular privada italiana que atende empresas e provedores de serviços de comunicação. Com o negócio, a HPE, que detém a Aruba e a HPE Telco, expande sua oferta de conexão da borda à nuvem mirando um mercado que deve movimentar mais de US$ 1,6 bilhão até 2026, segundo a IDC.

Os valores da transação não foram revelados pelas empresas.

Com sede em Vicenza, Itália, a Athonet tem 15 anos de experiência no fornecimento de soluções para redes móveis 4G e 5G em todo o mundo. Entre seus clientes estão operadoras móveis, hospitais, aeroportos, portos de transporte, serviços públicos, governo e organizações de segurança pública.

A incorporação da tecnologia da Athonet permitirá que a HPE forneça recursos de rede privada diretamente para empresas como parte do portfólio de redes da Aruba, além de permitir que os provedores de serviços de comunicações (CSPs) implementem o 5G privado em seus clientes.

Leia também: À medida que adota a IA, Microsoft diz ‘sayonara’ para o metaverso

Tom Craig, Vice-Presidente Global e Gerente Geral do Communications Technology Group da HPE, justifica a compra em meio a demanda de empresas de telecomunicações, que estão buscando maneiras mais simples de implementar redes 5G privadas para atender às crescentes expectativas dos clientes em relação à borda da rede. “Ao mesmo tempo, os clientes corporativos estão demandando uma experiência 5G personalizada, com baixa latência, recursos segregados, alcance e segurança estendidos em todo o campus e em ambientes industriais que complementam suas redes sem fio já existentes. Com a aquisição da Athonet, a HPE agora tem um dos mais completos portfólios privados de 5G e Wi-Fi para CSP e clientes corporativos – e vamos oferecê-lo como um serviço por meio do HPE GreenLake”.

A expectativa é que com o 5G privado, empresas poderão destravar inovações e novos modelos de negócios, incluindo aplicativos altamente especializados, como robótica e IoT industrial, redes de dados, pipelines e facilitação de sistemas de segurança.

A HPE informa ainda que integrará as soluções da Athonet com seus ativos de software de telecomunicações existentes e planeja disponibilizá-las aos clientes algum tempo após o fechamento da transação. As soluções também serão integradas ao portfólio de rede da Aruba em um futuro próximo.

Espera-se que a transação seja concluída no início do terceiro trimestre do ano fiscal de 2023 da HPE, sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.