IA generativa: buscas em mecanismos tradicionais cairão 25% até 2026

search, busca, ia generativa

Até 2026, soluções baseadas em chatbots com IA generativa vão diminuir o volume de buscas em mecanismos tradicionais de pesquisa – como o Google Search ou o Bing – em 25%. Isso também trará diminuição do volume de dinheiro gerado com marketing nesses mesmos mecanismos de buscas.

Quem faz a previsão é o Gartner, empresa especializada em pesquisa e consultoria em tecnologia para empresas.

“As soluções de IA generativa (GenAI) estão se tornando mecanismos de resposta alterativos, substituindo as consultas dos usuários que anteriormente só eram executadas por meio de mecanismos tradicionais de pesquisa”, diz Alan Antin, vice-presidente e analista do Gartner. “Isso forçará as empresas a repensarem estratégias de marketing à medida que a GenAI passará a ser incorporada em todas as áreas das empresas.”

Leia também: OpenAI alega que Musk tentou obter controle absoluto da empresa

Segundo a consultoria, a GenAI reduz o custo de produção de conteúdo e trará impacto sobre estratégias de palavras-chave (SEO) e a classificação de autoridade de domínio dos sites. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão ainda mais a qualidade do conteúdo para compensar a grande quantidade de informações geradas pela IA.

Também haverá maior ênfase em marca d’água e em outros meios para autenticar o conteúdo de mais valor. Regulamentações, que começam a crescer em todo o mundo, estão exigindo que as empresas identifiquem materiais criados pela IA, o que, segundo o Gartner, provavelmente desempenhará papel importante na forma como os mecanismos de pesquisa exibirão esse conteúdo.

“As empresas precisarão se concentrar na produção de conteúdo exclusivo que seja útil para os clientes e os consumidores potenciais”, diz o analista do Gartner.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!