Grupo Petrópolis ganha agilidade e reduz custos com automação

Fernando Faustino, CIO do Grupo Petrópolis

A ineficiência operacional de diversas áreas em decorrência de processos de vendas feitos manualmente, e sem indicadores estratégicos ao negócio, levou o Grupo Petrópolis, um dos maiores produtores de bebidas do Brasil, a se render à inovação. 

Foi por meio do Projeto Eficiência, vencedor do Prêmio Executivo de TI do Ano 2023 na categoria Indústria de alimentos, bebidas e fumos, que Fernando Faustino, CIO do Grupo, liderou a transformação digital e automatização dos processos da companhia. 

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Tanto os vendedores parceiros – a empresa está presente em mais de 700 mil pontos de venda – como os colaboradores do Grupo Petrópolis se beneficiam das mudanças advindas da implementação de tecnologias como SAP S/4 Hana, Angular, Python e Power BI. 

“O principal ganho foi do nosso cliente. Ver a satisfação dele, não tem palavras.  O vendedor agora sabe exatamente qual é a sua meta, o quanto falta para alcançá-la; a turma da logística sabe o que está chegando de carga; o faturamento acontece muito mais rápido”, exemplifica. 

Além de contar com indicadores em tempo real sobre o dia a dia operacional das áreas de faturamento, fiscal, logística, e principalmente vendas, a companhia conseguiu reduzir custos de R$ 300 milhões/ano com retrabalhos, perdas etc. 

Segundo o executivo, o projeto ainda envolveu a criação de diversos comitês para melhor governança da tecnologia, a criação de um atendimento único e padronizado de TI para todas as fábricas e centros de distribuição do Grupo, além do fortalecimento do time de Digital – com squads horizontais e alinhamento de agências de marketing e do time comercial para criação de produtos físicos e digitais alinhados. 

Reconhecimento transformador 

Para o CIO do Grupo Petrópolis, vencer o prêmio foi algo transformador, que consagra uma trajetória de muitas batalhas e provações. “Imagina, eu, filho de um taxista, que sempre estudei em escola estadual, ter este reconhecimento. Até brinquei com a turma, disse que nunca ganhei tanto parabéns num dia que não fosse meu aniversário. Isso só mostra que estamos na direção certa”, diz. 

Graduado em Sistemas de Informação, Faustino iniciou sua carreira na TI na Microsiga, em 1998. A partir daí, foi crescendo e acumulando experiência em empresas como Totvs, Crefisa, Raízen, entre outras. Os estudos também não pararam. Ele é Mestre de Engenharia Elétrica e de Engenharia da Computação e possui MBA em Administração. 

Como CIO, Faustino se define como um gestor humano, que prioriza conversar com seus colaboradores, entender pelo que estão passando antes de qualquer cobrança. “Só assim é possível direcionar melhor as demandas de cada profissional, que passa a executar seu trabalho mais feliz e com muito mais qualidade. Não adianta nada você ter aquela pessoa que é fera, campeã, e ela não estar em seu melhor dia, fazer apenas por fazer. Para mim, não funciona assim”, finaliza.   

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!