IA no Burger King monitora, moderniza e personaliza estoque

Trocar a opção de Engenharia Elétrica para Ciência da Computação na Universidade de Uberlândia (MG), levou Igor Freitas, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, a seguir confiante e dedicado à tecnologia.
“Trabalhei muitos anos em consultoria de software, vendendo e trabalhando, desenvolvendo software no mercado. Também ganhei experiência no setor financeiro em empresas como XP e Itaú. Até que, no ano passado, ingressei na Zamp”, relata o executivo que, como ele diz, passou por consultoria, financial services e agora no varejo alimentar, segue vendendo hambúrguer com excelência.
Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!
O conhecimento diverso o faz estar sempre atento a alguma forma de agilizar processos em busca de alta eficiência do negócio e eliminação de desperdícios em um setor em que o sucesso depende da superação desses desafios.
Na mira desses objetivos, nasceu o projeto Implantação e Evolução da solução de Inteligência Artificial em Supply (Sentinella), com o qual se inscreveu no prêmio Executivo de TI do Ano 2023, promovido pela IT Forum, que rendeu ao executivo a vitória na categoria Comércio atacadista e varejista.
Como líder, Freitas promove sua atuação em três frentes: processo de inclusão do time de tecnologia, com foco na geração de valor e não somente na entrega; gestão colaborativa, em um mix de técnica e humanização participativa; e disseminação da arte de fazer o básico bem-feito, movido à inovação.
Outra característica interessante do líder é sua postura diante das áreas de negócio. “Primeiramente, é preciso escutá-las. A entrega tem de ser conjunta e para isso criamos squads com composição mista de representantes das áreas de negócios e de TI. Assim, garantimos troca de informações, relato de dores, necessidades, objetivos e expectativas”, ensina.
Sentinella, de prontidão
O motor para a criação do projeto Sentinella, segundo Freitas, foi a necessidade cada vez mais premente e estratégica de alinhar a área de TI aos objetivos de negócios em um setor altamente frenético e dinâmico em que a pior falha é não ter como entregar o produto da preferência do consumidor.
Era preciso tornar a reposição nos estoques das unidades do Burger King um processo de alta excelência em plena sintonia com os pedidos e, claro, com a área de supply chain. Todo o esforço para que a experiência do consumidor seja cada vez melhor, a assertividade e a agilidade sejam ampliadas e toda a operação seja mais estratégica.
Há 18 meses, o Burger King concluiu a implementação do sistema Sentinella, o motor de IA de toda a rede própria de restaurantes. A ferramenta ajuda a tornar mais eficiente e ágil toda a cadeia logística, além de otimizar a operação, evitando custos e desperdício de alimentos nos restaurantes.
Como funciona?
O Sentinella cruza dados da base de pedidos realizados pelos consumidores por meio do controle de estoque para compreender quais insumos são mais utilizados no local em que a loja está. Quando o gerente precisa realizar a reposição de estoque, ele consulta o sistema, que oferece sugestões, eliminando a necessidade de consultar várias planilhas.
As sugestões também minimizam possíveis faltas de insumos no estoque, já que o sistema estará sempre abastecido conforme as necessidades de consumo. “O Sentinela objetiva alcançar três “C”: Campo (lojas), Clientes e Corporativo”, finaliza Freitas.
*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!