Na corrida por IA, Oracle investirá ‘bilhões’ em GPUs Nvidia e CPUs da AMD e Ampere

Larry Ellison oracle

A Oracle irá investir “bilhões” de dólares em chips da GPUs da Nvidia e CPUs da AMD e da Ampere. O anúncio foi feito por Larry Ellison, fundador e presidente do conselho da Oracle, durante participação em um recente evento da Ampere Computing, produtora de semicondutores baseada na Califórnia.

Os investimentos são parte da estratégia da prganização para tentar ganhar espaço frente às rivais do mercado de nuvem, como a Amazon Web Services (AWS), Google e a Microsoft. O plano da companhia é apostar no hardware produzido por essas três companhias para suportar as demandas crescentes por processamento de aplicações de inteligência artificial.

Algoritmos de aprendizado de máquina por trás das plataformas populares de IA exigem uma grande quantidade de recursos de hardware e computação para treinamento e interação com usuários. Com os investimentos anunciados, a Oracle busca criar redes de alta velocidade projetadas para aumentar a velocidade de entrega de dados, suportando as demandas modernas por IA.

Leia também: Como a IA generativa está moldando o futuro do desenvolvimento de software

Além do investimento em hardware das três empresas, a Oracle tem se engajado com empresas do ecossistema para expandir suas capacidade no setor de nuvem para IA. Uma destas parcerias é com a própria Ampere: no ano passado, a gigante fez dois investimentos de US$ 400 milhões na empresa, que está desenvolvendo chips de servidor baseados em Arm com assistência da TSMC para infraestruturas nativas da nuvem.

Em maio deste ano, a empresa também fez um acordo com a Cohere, startup de IA fundada por ex-funcionários do Google. Nos termos do acordo, a Cohere operará seu software de IA nos data centers da Oracle, utilizando até 16.000 GPUs Nvidia.

*com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!