iPhone com ChatGPT, novos botões e câmera mais avançada: veja as novidades do evento da Apple


Empresa também anunciou novos recursos de saúde no relógio Apple Watch e nos fones de ouvido AirPods Pro. Preços dos novos celulares no Brasil chegam a R$ 15.499. iPhone 16 é lançado com novo botão para controlar a câmera; veja preços no Brasil
A Apple apresentou na segunda-feira (9) as quatro versões do iPhone 16, os primeiros lançados já com o Apple Intelligence, pacote de recursos do iOS 18 que tem integração com o ChatGPT – a novidade também chegará para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, lançados em 2023.
O iPhone também tem novos nos botões: o Controle da Câmera permite acessar recursos para fotos e vídeos rapidamente, e o botão de Ação, que oferece um atalho para aplicativos, agora está disponível para todas as versões.
A empresa anunciou ainda recursos de saúde para o Apple Watch Series 10, que ganhou um monitor de apneia do sono, e os AirPods Pro, que ajudarão quem tem diagnóstico de deficiência auditiva com um ganho de áudio.
Com o lançamento do iPhone 16 e de outros dispositivos da Apple, você também precisa saber que:
📱 A empresa anunciou descontos no iPhone 15 e no iPhone 14; veja novos preços
💵 O iPhone 16 é até R$ 1.500 mais caro que seu antecessor no lançamento
💰 A versão mais barata do iPhone custa mais de cinco salários mínimos
iPhone com novos botões
No lado direito, o botão Controle de Câmera é novidade nas quatro versões do iPhone 16. Segundo a Apple, ele tem um sensor de alta precisão e repete a sensação de apertar no botão de disparo de câmeras profissionais e serve para:
📷 Acionar a câmera, tirar fotos e começar gravações
🔎 Alternar entre lentes, usar zoom ou ajustar funções como exposição ou profundidade de campo
🎯 Travar o foco e a exposição, permitindo mudar o enquadramento sem desfocar o elemento principal (esta opção será liberada em breve, ainda em 2024)
No lado esquerdo, está o botão de Ação, que já tinha sido lançado no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max e, agora, está em todos os modelos do iPhone 16. Ele serve como um atalho para ações como abrir aplicativos, criar lembretes, ativar a lanterna ou controlar o modo silencioso, por exemplo.
Novas cores do iPhone 16
Divulgação/Apple
iPhone 16 Pro com nova câmera
Além da câmera principal de 48 megapixels, o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max também ganhou uma câmera ultrawide de 48 megapixels (no antecessor, ela tinha 12 megapixels). O sensor telefoto segue com 12 megapixels.
Agora, os dois modelos Pro conseguem gravar vídeos em 4K em 120 frames por segundo, além de contarem com recursos que permitem controlar melhor o áudio em gravações.
Na câmera frontal, será possível contar com áudio espacial na gravação de vídeos, um detalhe mais “imersivo”, que será mais percebido com o uso de fones de ouvido.
Na apresentação, a Apple demonstrou a tecnologia de filmagem avançada do 16 Pro sendo usada em um novo clipe do cantor canadense The Weeknd.
iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max serão vendidos em quatro cores
Divulgação/Apple
Preços do iPhone 16 no Brasil
Integração com ChatGPT
O Apple Intelligence é o pacote de recursos de inteligência artificial que tinha sido revelado em junho. Ele tem integração com o robô ChatGPT, da OpenAI, para criar textos a partir de comandos simples e entender perguntas dos usuários sobre arquivos e imagens.
Veja o que pode ser feito com o Apple Intelligence:
🎙️ Enviar comandos de texto e voz na Siri, que poderá analisar o que aparece na tela
✍️ Reescrever mensagens com tom informal, profissional ou conciso, além de resumir textos em tópicos ou tabelas
📧 Encontrar informações importantes com opções de mensagens e notificações prioritárias – o sistema também ganhará um novo modo de foco em que analisará o conteúdo da notificação para saber se ela precisa de atenção imediata
📝 Resumir em tópicos o conteúdo de ligações e áudios gravados no aplicativo de notas
😊 Criar emojis a partir de comandos de texto com o novo recurso Genmoji, que pode se integrar com aplicativos de mensagens
🔎 Melhorar a pesquisa por fotos e vídeos ao permitir descrições nas buscas, como “Katie com adesivos em seu rosto”
❌ Remover objetos que aparecem no fundo de imagens
Apple Intelligence chegará para iPhone, iPad e Mac
Divulgação/Apple
A empresa anunciou que ele será liberado este ano em versão beta para alguns de seus dispositivos configurados em inglês dos Estados Unidos. Mas ainda não informou quando ele chegará para aparelhos em português. O pacote será compatível com os seguintes aparelhos:
iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max
iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max
iPad Pro (com chip M1 e posterior)
iPad Air (com chip M1 e posterior)
MacBook Air (com chip M1 ou posterior)
MacBook Pro (com chip M1 ou posterior)
iMac (com chip M1 ou posterior)
Mac mini (com chip M1 ou posterior)
Mac Studio (com chip M1 Max ou posterior)
Mac Pro (com chip M2 Ultra)
Apple Watch monitora apneia do sono
O Apple Watch Series 10 e o Apple Watch Ultra 2, lançados na segunda, têm um recurso capaz de detectar distúrbios respiratórios e alertar sobre possíveis casos de apneia do sono.
A apneia do sono é um distúrbio caraterizado por episódios repetidos de respiração irregular devido ao bloqueio completo ou parcial das vias aéreas superiores. Os principais sintomas incluem ronco, despertar recorrente e sonolência diurna.
Os novos Apple Watch usarão o acelerômetro para identificar movimentos do pulso associados a interrupções nos padrões de respiração. A cada 30 dias, os relógios analisam dados e, se identificarem algo fora do normal, orientam o usuário a procurar um médico.
Ele precisará ser autorizado por autoridades ao redor do mundo para ser oferecido. A empresa acredita que essa liberação ainda este mês em mais de 150 países, mas não informou se o Brasil está incluído nesta lista.
Apple Watch Series 10 e Apple Watch Ultra 2 alertam sobre possível apneia de sono
Divulgação/Apple
AirPods Pro com assistente de audição
A Apple também anunciou que seus fones de ouvido mais avançados agora poderão ajudar quem tem diagnóstico de deficiência auditiva leve, possibilitando um ganho de áudio.
O recurso se chama Hearing Aid e chegará primeiro para os Airpods Pro 2, quando eles estivarem pareados com um iPhone com iOS 18, a nova versão do sistema operacional da Apple, que será lançada a partir da próxima segunda (16).
AirPods Pro 2 têm recursos para melhorar experiência de quem tem deficiência auditiva leve
Divulgação/Apple