Itaú Unibanco se associa a instituto de IA de Stanford

Pessoa segurando um smartphone com a tela exibindo o logotipo do Itaú sobre um fundo laranja. A imagem destaca o acesso digital aos serviços do banco em um ambiente externo com fundo desfocado (instituto)

O Itaú Unibanco anunciou na terça-feira (4) que passou a fazer parte de um programa de afiliados da indústria do Instituto de Inteligência Artificial Centrada no Humano da Universidade de Stanford, ou HAI, na sigla em inglês. O programa reúne indústria e especialistas da instituição para promoção à pesquisa, políticas e educação relacionadas à inteligência artificial “responsável”.

Segundo o banco, como afiliado ele poderá colaborar com professores e estudantes para aumentar a pesquisa aplicada em IA “centrada no humano”. Em comunicado, o Itaú Unibanco diz estar interessado principalmente em “tópicos que fazem a ponte entre a teoria e o uso prático da IA”, incluindo IA responsável, interfaces humano-máquina e aprimoramento do raciocínio de grandes modelos de linguagem, tanto no setor financeiro como na sociedade.

“A missão do Stanford HAI é avançar na pesquisa, educação e políticas de IA que priorizem o impacto humano”, diz no comunicado James Landay, co-diretor do HAI. “Colaborar com o Itaú Unibanco nos oferece uma excelente oportunidade para explorar como a IA pode transformar o setor de serviços financeiros de maneiras que beneficiem indivíduos, empresas e comunidades globalmente.”

Leia mais: Google revoga promessa de não desenvolver armas de IA

Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, diz que o banco é a primeira empresa latino-americana a se juntar ao programa, e que o objetivo é “compartilhar nossos aprendizados e absorver boas práticas de todo o mundo no uso de IA”.

O Itaú Unibanco diz ter mais de mil modelos aplicados em suas operações. A instituição bancária tem mais de 430 cientistas de dados e 60 engenheiros de machine learning trabalhando no desenvolvimento e implementação de soluções. Em IA generativa, são cerca de 400 casos de uso e 450 profissionais diretamente ligados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!