Juliano Tubino: RD quer se tornar empresa protagonista em IA

Juliano Tubino, CEO da RD Station

A RD Station quer se tornar a companhia que ajuda a incorporar a Inteligência Artificial no dia a dia dos clientes de forma nativa e criativa. Essa é a promessa de Juliano Tubino, CEO da empresa, durante o RD Summit 2023, realizado em São Paulo. Em coletiva de imprensa, o executivo afirma que a ambição da RD é ter dezenas de milhares de clientes usando a IA da RD.

“Nós temos feito esforços para isso. Lançado funcionalidades que ninguém vai precisar instalar, já estão embarcadas em produtos da RD. De certa forma, todos nós usamos IA no nosso dia a dia. O RD dará sugestões e a decisão de usá-las ou não, será de cada um”, diz ele.

Em termos de investimento, comenta Tubino, a RD tem um montante exclusivo para acelerar essas iniciativas em 2024. Esse investimento será baseado no aprendizado e aonde for mais útil, visando uma adoção massiva.

Leia mais: No marketing, IA é vista como aliada da produtividade, diz RD Station

Ao ser questionado o valor desse investimento, Tubino afirma que mais da metade da fatia do faturamento da companhia volta em investimentos de tecnologia. “Ou seja, inovação pura, livre de qualquer tipo de resultado de curto prazo ou incremental”, resume.

Ciente das preocupações em torno da IA, principalmente em relação à arte e criatividade, o CEO da RD acredita que a criatividade será impulsionada pela IA. “Uma vez que as pessoas incorporem o ferramental da criatividade, ela impulsionará. Essa não é a primeira vez que falamos de ferramentais, como modelagem, e isso nunca matou a criatividade. Demora um pouco para absorver, mas depois potencializa.”

RD Station lança ferramenta de IA

Durante o primeiro keynote do RD Summit, Tubino apresentou o RD Station Mentor IA, ferramenta capaz de gerar conteúdos com tom de voz personalizado e melhorar a conversão de leads com um chat humanizado. Uma das funcionalidades do produto – geração de conteúdo – será disponibilizada gratuitamente para o mercado, com foco em destravar o bloqueio criativo oferecendo sugestões pré-formatadas de criação de peças e conteúdo de marketing.

A ferramenta possui duas funcionalidades principais: Geração de Conteúdo, com mais de 20 ferramentas prontas para criar conteúdos de diferentes formatos sugeridos pela inteligência artificial, de acordo com o tom de voz e o idioma selecionado.

E o Meu Assistente, um assistente virtual em formato de chat para inserir em sites e páginas, que capta informações do visitante por meio de uma conversa fluida, além de responder dúvidas de usuários. Para essa conversa acontecer, não é necessário criar um fluxo de perguntas e respostas. Inserindo conteúdos e direcionando qual perfil de comunicação a inteligência irá adotar, a conversa acontece sem parecer um robô.

A companhia também apresentou um conjunto de soluções de IA, além de incluir a tecnologia em todos os seus produtos, que pode ser treinada com os dados de cada empresa para automatizar o dia a dia de forma personalizada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!