Meta AI: Meta entra na disputa com o ChatGPT e lança assistente de IA

Meta AI, Facebook, Instagram, WhatsApp

A Meta entrou na disputa com o ChatGPT com o lançamento oficial da Meta AI, ferramenta assistente de inteligência artificial (IA) generativa que estará disponível no WhatsApp, Instagram e Facebook a partir desta quinta-feira (18).

O assistente permite que usuários façam perguntas ao serviço diretamente pelos apps da Meta, incluindo para buscar informações em tempo real de fontes como Bing e Google. O sistema também permite criação de imagens e animações semelhantes a GIFs que são geradas conforme o usuário digita. Uma versão desktop do serviço também é prevista.

O Meta IA está disponível em inglês e chega a treze países: Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigeria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue. O sistema já estava disponível para testes nos Estados Unidos.

Leia mais: IA generativa traz de volta discussão sobre Shadow IT

Ainda não há data para lançamento da ferramenta no Brasil. Em comunicado, no entanto, a companhia informou que deverá lançá-la em mais regiões ainda neste ano.

A Meta IA foi anunciada por Mark Zuckerberg, CEO e fundador da companhia,  durante o Meta Connect 2023, no fim do ano passado. O sistema é alimentado pelo Llama 3, modelo de código aberto da companhia que é o mais poderoso já lançado pela Meta.

O LLM também foi anunciado nesta quinta e possui duas versões: de 8 bilhões de parâmetros e de 70 bilhões. Ambos estão disponíveis em provedores de nuvem e são gratuitos para desenvolvedores. Uma versão de 400 bilhões de parâmetros também é prevista.

*Com informações de The Verge

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!