Cisco: trabalhadores buscam escritórios com mais espaços de colaboração

trabalho presencial, trabalho hibrido, colaboração, trabalhadores, colaboradores, reunião, Cisco

Menos da metade (47%) dos trabalhadores ouvidos por um novo estudo global da Cisco acredita que os seus ambientes de trabalho estão equipados para esta nova era de trabalho híbrido.

O dado é parte da Global Hybrid Work Study, pesquisa divulgada pela companhia nesta quinta-feira (18) sobre como a realidade da experiência de trabalho presencial se compara às expectativas dos colaboradores A pesquisa foi realizada com 14.050 colaboradores e 3.800 empregadores em 19 países, incluindo o Brasil.

Os resultados apontam que muitos dos trabalhadores consideram que os espaços são extremamente centrados no trabalho individual, em vez de ambientes que promovam a colaboração e a criatividade.

“Fazer com que o escritório seja atraente significa criar experiências que os colaboradores valorizem”, diz Jeetu Patel, vice-presidente executivo e gerente geral de segurança e colaboração da Cisco. “Para conseguir isso, as empresas devem incorporar soluções de trabalho híbridas aos espaços do escritório, potencializadas com IA para promover experiências colaborativas para todos.”

Leia também: Meta AI: Meta entra na disputa com o ChatGPT e lança assistente de IA

Para permitir a colaboração, a tecnologia do escritório precisa mudar. Dos respondentes, 85% dos empregadores afirmam que a maior parte do seu espaço no escritório é distribuída em espaços de trabalho pessoais, criando ambientes individuais e incentivando hábitos de trabalho individuais.

A infraestrutura e a integração tecnológica de salas de reuniões também são preocupações para ações colaborativas. 41% dos empregadores nas Américas, 52% na Ásia-Pacífico e 42% em toda a Europa consideram as salas de reunião ineficazes para aumentar a produtividade no escritório, e a principal razão é a insuficiência de terminais de áudio e vídeo.

O estudo aponta ainda que o investimento em design e tecnologia nos escritórios pode atrair melhores talentos: 81% dos empregadores já reformularam ou planejam reformular seus espaços de trabalho nos próximos 24 meses. No Brasil, esse dado é ainda maior: 87%.

Mas estas melhorias não são apenas “estéticas”: 90% dos empregadores nas Américas, 94% na Ásia-Pacífico e 85% nos países europeus disseram que as melhorias no espaço de trabalho voltadas para a colaboração são altamente ou moderadamente eficazes para atrair e reter os melhores talentos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!