Microsoft lança programa para apoiar agtechs brasileiras

A Microsoft Brasil anunciou um programa voltado para startups do agronegócio. Chamado de AgTech Digital Natives (ADN), disponibilizará, de forma gratuita, tecnologia, sessões de coaching, mentoria e apoio em ações de marketing e vendas. Os interessados em participar devem se inscrever no Microsoft for Startups Founders Hub.

Segundo Wilson País, diretor de empresas e ecossistemas digitais para a Microsoft na América Latina, com a iniciativa busca impulsionar a digitalização no ecossistema de empreendedores locais. “Queremos acompanhar essas startups nas suas jornadas de crescimento fazendo com que os seus negócios cresçam e escalem a nível global. O objetivo da Microsoft é democratizar o acesso à tecnologia no campo”, destacou.

Ao mesmo tempo, o programa é uma forma da Microsoft se aproximar de uma indústria que tem dedicado altos investimentos para avançar a transformação digital e ganhar mais eficiência.

Leia também: Guia do CIO para negociar de forma mais inteligente com o fornecedor

Segundo o relatório Radar AgTech 2021 da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as startups do setor cresceram 40% durante o ano de 2021, na comparação com 2019, chegando a um total de 1.574, com a média de uma nova startup de agronegócio surgindo por dia. Nesse sentido, o setor representa uma grande oportunidade para os diferentes atores envolvidos.

Herbert Lewy, gerente geral de Agricultura Inteligente e Bioeconomia para a Microsoft na América Latina, destaca que os avanços tecnológicos seguem crescendo o setor. “Hoje o campo gera uma quantidade exponencial de dados que a tecnologia pode transformar em informações estratégicas para melhorar diferentes tipos de processos produtivos. Desta forma é possível aumentar a eficiência da cadeia de valor, das exportações e do mercado interno. Queremos contribuir para que o campo seja um dos principais setores na economia inteligente e, ao democratizarmos o uso da tecnologia, os dados inteligentes vão permitir que o campo inove e caminhe para um futuro mais sustentável.”

A Microsoft informa ainda que o AgTech Digital Natives é aberto a todos os empreendedores, independentemente do tamanho dos seus negócios.

A Agrotools, ecossistema de soluções digitais do agronegócio, foi a primeira a se juntar ao programa. Ao ter acesso aos benefícios da iniciativa, a Agrotools, que é especialista em inteligência de dados e AI para o agronegócio, desenvolveu soluções nativas na infraestrutura da Microsoft. A empresa também disponibiliza serviços diretamente no marketplace do Microsoft Azure.