The New York Times pode processar OpenAI para proteger seus direitos de propriedade intelectual

OpenAI ChatGPT

As discussões em torno da regulamentação da IA generativa sobre propriedade intelectual estão prestes a esquentar. Advogados do jornal The New York Times (NYT) analisam a possibilidade de processar a OpenAI, detentora do ChatGPT, em um momento em que ambas já estão em negociações “tensas” sobre o tema, disseram fontes familiarizadas ao assunto à NPR.

Advogados do NYT estão avaliando a possibilidade de processar a OpenAI para proteger seus direitos de propriedade intelectual ligados às suas reportagens. Em anonimato, duas fontes declaram ao NPR que as negociações entre o jornal norte-americano e a OpenAI para um acordo de licenciamento se tornaram tensas – conforme expressaram publicamente executivos do jornal anteriormente -,levando o jornal a considerar uma ação legal.

Segundo as fontes, o NYT está preocupado em ter a ferramenta de LLM como concorrente direta, criando textos com base ou trechos das reportagens originais do jornal. A preocupação ainda é maior com o número de plataformas surgidas desde o lançamento do ChatGPT e buscadores, como o Bing, da Microsoft, que estão adaptando suas ferramentas de busca com IA generativa.

Leia também: OpenAI usará LLM GPT-4 para moderação de conteúdo e para evitar vieses

Encontrar informações de uma reportagem do jornal diminuiria drasticamente a busca pela fonte original, diminuindo os acessos ao site do NYT, disse uma das fontes ao NRP.

A negociação vai ao encontro de discussões recentes sobre questões legais sobre direitos autorais desde o lançamento do ChatGPT, no final do ano passado. Se a OpenAI for considerada culpada de violação de direitos autorais, os dados dos artigos infratores gerados pelo ChatGPT poderiam ser destruídos a mando de um juiz federal.

Além disso, questões legais sobre o uso justo e direitos autorais em treinamento de modelos de IA estão em jogo, com precedentes legais influenciando o desfecho da disputa.

Outras organizações também estão buscando ações legais contra empresas de IA por uso não autorizado de conteúdo protegido por direitos autorais.

*Com informações de NPR

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!