EXCLUSIVO: Prefeitura de Panambi migra para nuvem e amplia disponibilidade de sistemas

panambi

A prefeitura do município de Panambi, no Rio Grande do Sul, migrou dados e sistemas de missão crítica para um serviço de nuvem privada da 2Cloud (o SP3). Com o projeto, a administração da cidade de 43 mil habitantes ganhou mais flexibilidade e disponibilidade de sistemas, além de segurança e economia com a eliminação de custos de aquisição e manutenção de hardware e de consumo de energia elétrica do data center local.

O caso de uso foi enviado ao IT Forum pela 2Cloud com exclusividade. O data center da empresa é TIER 3 e tem outros órgãos públicos como usuários.

“A nuvem tem atraído cada vez mais as atenções do segmento de governo, pois representa um investimento assertivo e flexível, dando mais tempo para que os servidores públicos possam se dedicar à ações estratégicas e inovadoras”, diz Indira Bauer, responsável por evolução e novos negócios na vertical de governo da 2Cloud.

Para o CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, o investimento também permite que a prefeitura gaúcha possa aprimorar funções internas e a prestação de serviços aos cidadãos. “Estamos falando de uma nuvem que, além dos benefícios já relatados, também agrega a segurança do suporte proativo, monitoramento e observabilidade 24h por dia, 7 dias por semana, proteção contra ciberataques e vários outros recursos”, ressalta.

Benefícios na administração pública

Segundo a coordenadora de gestão de TI da Prefeitura de Panambi, Simone Alberti, o projeto é um divisor de águas. O trabalho de adoção também envolveu aquisição de licenças de solução de colaboração em nuvem para mais de 200 usuários.

Segundo a gestora pública, a transição para a nuvem foi decidida a partir de uma crise: uma falha em um equipamento físico do data center local, gerado por uma queda de energia elétrica, e que gerou vários dias de indisponibilidade da rede, trazendo prejuízos às operações da prefeitura.

“Estamos falando de serviços prestados à população, aplicações e dados que ficaram indisponíveis na UPA, em postos de saúde, escolas da rede municipal. Este é um problema que precisamos mitigar”, diz a gestora, que contabiliza cerca de 1 mil usuários diretos na nuvem da 2Cloud.

Veja também: Faculdade Sírio-Libanês adota Salesforce para criar plataforma digital

Ainda segundo Simone, após a licitação vencida pela 2Cloud, a prefeitura passou por uma consultoria que incluiu desde o mapeamento de demandas e desafios, até a definição da abordagem e acompanhamento da migração.

O processo foi gradual, começando por cerca de 200 contas de e-mail, seguidos pelas aplicações de gestão, produção, operação e atendimento, sendo hoje tudo baseado em nuvem.

Foi uma mudança não apenas de ambiente de computação, mas também de cultura, diz a gestora pública. Os resultados incluem, para ela, tranquilidade em relação ao desempenho das aplicações e à segurança dos dados.

“Este projeto representou uma mudança significativa e bem-sucedida na modernização dos serviços municipais. A transição para a nuvem proporcionou eficiência operacional, segurança aprimorada e continuidade dos serviços essenciais, e a 2Cloud, com seu apoio do início ao fim, desempenhou um papel crucial nesse processo de transformação digital”, finaliza Simone.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!