Sam Altman é demitido do comando da OpenAI

Sam Altman, CEO da OpenAI

Sam Altman não ocupa mais o cargo de CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT. A companhia anunciou nesta sexta-feira (17) a demissão do executivo, além de sua saída do conselho da empresa.

A decisão foi tomada pelo conselho de diretores da OpenAI. Em nota, a companhia indica que o conselho concluiu que Altmannão era consistentemente sincero nas suas comunicações” e que isso estava prejudicando sua capacidade de “exercer as suas responsabilidades”. O conselho também apontou “não confiar mais” na capacidade do executivo de continuar liderando a empresa.

“A OpenAI foi deliberadamente estruturada para avançar a nossa missão: garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. O conselho continua totalmente comprometido em cumprir esta missão. Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos”, aponta o texto divulgado.

Leia também: OpenAI anuncia atualizações para impulsionar desenvolvedores e reduzir custos

Mira Murati, atual Chief Technology Officer (CTO) da comapnhia, será a nova CEO interina. “Como líder das funções de pesquisa, produto e segurança da empresa, Mira está excepcionalmente qualificada para assumir a função de CEO interina. Temos a maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição”, apontou o conselho em nota. A organização afirmou já estar em busca de uma pessoa sucessora permanente para o cargo.

O conselho de administração da OpenAI é composto pelo cientista-chefe da organização, Ilya Sutskever, pelos diretores independentes Adam D’Angelo, CEO da Quora, e Tasha McCauley, empreendedora de tecnologia, e por Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown. Como parte desta transição, Greg Brockman, cofundador, deixará o cargo de presidente do conselho e permanecerá em sua função na empresa, reportando-se à CEO.

Através da rede social X (ex-Twitter), Altman se pronunciou, afirmando que sua trajetória na empresa foi transformadora. Também afirmou que “terá mais a dizer mais tarde” sobre o que vem a seguir.

Altman é um dos cofundadores organização junto ao bilionário Elon Musk, da Tesla e SpaceX. Fundada em 2015, a companhia nasceu como uma iniciativa sem fins lucrativos. Em 2019, no entanto, foi reestruturada e passou a receber investimentos de empresas como a Microsoft.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!