ServiceNow: low-code democratiza desenvolvimento

Katia Ortiz, vice-presidente da ServiceNow para a América Latina, durante o IT Forum Salvador

Vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2023, na categoria Software, o projeto Citizen Development, da ServiceNow, é uma democratização do desenvolvimento utilizando uma plataforma low-code. De acordo com Katia Ortiz, vice-presidente da ServiceNow para a América Latina, os ganhos em agilidade e time-to-market foram muito significativos e a adoção da plataforma em outras áreas continua acontecendo.

“É uma forma de atuar muito diferente e exige uma mudança cultural no cliente. Eles fizeram um programa de comunicação e educação muito forte, para que as pessoas aderissem ao projeto, e tiveram sucesso nessa abordagem”, explica a executiva.

Pela primeira vez feito como votação aberta, o prêmio foi recebido positivamente pela executiva. Para ela, o movimento que houve nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp e das pessoas que a conheciam foi interessante.

Veja também: Conheça os CEOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

“As vezes pessoas que eu nem conhecia bem me falavam – ‘vou votar em você!’ Acho que isso reforça que nosso trabalho está sendo bem realizado e reconhecido por nossos colegas e a comunidade da tecnologia. É extraordinário acompanhar nossa evolução e entender que é uma forma de compreendermos que há sempre mais por vir, se continuarmos num bom ritmo de desenvolvimento e busca pela excelência”, comemora ela.

Outro ponto frisado por ela – e tema de uma das palestras do IT Forum Salvador, foi a liderança feminina. De acordo com Kátia, as mulheres que almejam uma posição como essa, devem ter confiança em si mesmas, buscar conhecimento e desenvolvimento contínuos.

“Acredite em suas habilidades e na sua capacidade de assumir determinados papéis, mesmo que tudo pareça distante de sua zona de conforto. Além disso, procure sempre estar capacitada, nós nunca deixamos de aprender. Portanto, treinamentos, eventos, mentorias, são essenciais neste caminho. Por fim, fortaleça-se com os obstáculos, já que eles aparecerão. Não se cobre tanto, somos todos hu- manos e não seremos boas em tudo o tempo todo… cai um prato aqui e ali, mas vamos se- guindo da melhor forma que conseguirmos”, finaliza ela.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!