Stone e PUC-Rio lançam laboratório de pesquisa StoneLab

stonelab, stone

A Stone, em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), anunciou essa semana a inauguração do laboratório de pesquisa StoneLab. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (15) no campus Padre Laércio da PUC-Rio, na Gávea. Segundo a empresa e a faculdade, a missão do StoneLab é impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologia para tentar resolver problemas sociais e desafios da atualidade – como tratamentos para o Alzheimer, ferramentas para previsão de desmatamento e soluções de isolamento térmico para construções.

A estrutura tem foco em três pilares: inovação, relacionamento e desenvolvimento de pessoas. A ideia do projeto é unir agilidade e visão prática da indústria com a profundidade e a curiosidade intelectual do meio acadêmico.

Leia também: IA não é só sobre tecnologia: é sobre ética, produtividade e inovação

“A parceria com a Stone é muito importante para o Centro Técnico Científico da PUC-Rio, seus docentes e alunos. Sabemos que as fontes de fomento à pesquisa são limitadas. Uma empresa privada apoiar pesquisa aberta em diversas áreas, sem obrigação de vínculo com os negócios da empresa, é um marco importante”, diz Sidnei Paciornik, professor titular e decano do CTC/PUC-Rio.

Na prática, o StoneLab vai financiar projetos inovadores capazes de “gerar impacto tanto na comunidade acadêmica quanto no mercado”. As áreas práticas incluem inteligência artificial generativa, engenharia de software, ciência de dados, matemática aplicada, computação e mecânica quântica.

“Nosso objetivo é que o StoneLab seja um catalisador para a inovação, facilitando a colaboração entre talentos acadêmicos e profissionais, para desenvolver soluções tecnológicas avançadas que promovam o progresso econômico e social”, diz Carolina da Costa, diretora da área de impacto e sustentabilidade na Stone. “Queremos que ele seja reconhecido como um centro de excelência em pesquisa que define o padrão para a colaboração entre academia e indústria no Brasil”.

Projetos do StoneLab

Em 21 de agosto de 2023, foi lançado um edital para pesquisadores ligados ao Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio, resultando em 41 propostas submetidas. Após seleção pelo comitê composto por membros da Stone e da PUC, 11 projetos foram escolhidos para financiamento.

Os projetos são de diferentes áreas de pesquisa e receberão bolsas de auxílio para professores e estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da PUC envolvidos nos projetos selecionados.

“Nosso compromisso é com o apoio às iniciativas que promovem a construção de um futuro mais inclusivo, priorizando a educação como um dos nossos principais alicerces. Buscamos respaldar projetos que gerem um impacto social significativo em toda a comunidade brasileira”, afirma Marcus Fontoura, CTO da Stone.

Os projetos contemplados no primeiro edital abrangem diversas áreas de pesquisa. Um deles visa à popularização da ciência, especialmente da Química, por meio das redes sociais, explorando sua interdisciplinaridade.

Há também um projeto que se propõe a explorar o potencial do machine learning e da otimização sob incerteza na engenharia industrial. Outros projetos incluem a aplicação da computação quântica na detecção de falhas em sistemas financeiros, o desenvolvimento de materiais micro encapsulados para eficiência energética e a engenharia de software voltada para ciência de dados e inteligência artificial.

Também se destaca uma abordagem químico-reológica no combate à doença de Alzheimer e a aplicação de inteligência artificial na previsão de desmatamento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!