Sustentabilidade é imperativo de executivos, mas investimento patina

sustentabilidade, ibm

Um estudo global do Institute for Business Value da IBM divulgado nessa terça (16) descobriu que a maioria das organizações reconhece a sustentabilidade como importante para a estratégia de negócios, mas muitas lideranças enfrentam desafios para investir.

40% dos ouvidos dizem que enfrentam obstáculos para fazer investimentos em sustentabilidade, e seis em 10 que precisam fazer trade-offs entre resultados financeiros e de sustentabilidade.

Os dados foram coletados a partir de entrevistas com 5.000 executivos globais de 22 setores e 22 países, incluindo Brasil. O estudo, chamado Além de checar a caixa – Como criar valor de negócio com sustentabilidade incorporada, revelou que um terço (35%) dos executivos entrevistados no Brasil alcançaram progressos significativos na execução de estratégias de sustentabilidade, incremento de 7% frente ao ano passado. Mas transformar ambições em impacto continua um desafio.

Veja ainda: Igor Freitas completa cem dias à frente da TI da Cogna e revela desafios

“A abordagem de sustentabilidade de uma organização pode deter seu avanço. No Brasil, os gastos em relatórios de sustentabilidade excedem os gastos de inovação em sustentabilidade em 46%. Não há uma correção rápida, pois a sustentabilidade requer intencionalidade”, diz em comunicado Carlos Tunes, Líder do Software de Sustentabilidade da IBM Brasil.

Para o executivo, implementar sustentabilidade significa “tirá-la de seu nicho isolado e integrá-la ao longo de todas as unidades de negócios”.

Resultados positivos

Segundo a IBM, organizações que implementam a sustentabilidade mais profundamente mostram diferença significativa em resultados. Por exemplo, 117% mais probabilidade de melhorar receitas a partir de esforços de sustentabilidade. E 96% de ultrapassarem pares em rentabilidade no Brasil.

Entre os executivos ouvidos, 79% no Brasil concordam que a sustentabilidade gera melhores resultados de negócios, mesma quantidade que concorda que a sustentabilidade é central para suas estratégias de negócios. E 69% dizem que o tema precisa ser prioridade absoluta nas organizações.

Para 48% das organizações brasileiras, os benefícios de negócio são essenciais para justificar investimentos em sustentabilidade; e apenas 18% afirmaram que atender os objetivos em si é suficiente para justificar investimentos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!