Web Summit Rio: treinamento de IA é necessário entre comunidades sub-representadas, diz VP da IBM

Justina Nixon-Saintil IBM

Melhor treinamento e educação são necessários para reduzir a crescente lacuna global em habilidades de inteligência artificial (IA), especialmente entre comunidades sub-representadas. Isso foi o que defendeu Justina Nixon-Saintil, vice-presidente e Chief Impact Officer (CIO) da IBM, durante uma sessão no Web Summit Rio 2024.

O comentário da executiva é apoiado por dados sobre o impacto da IA na força de trabalho global. Um estudo global do Institute for Business Value (IBV), da IBM, lançado em agosto do ano passado, revelou que executivos entrevistados estimam que 40% de sua força de trabalho precisará ser requalificada como resultado da implementação de inteligência artificial e automação nos próximos três anos.

Leia também: Web Summit Rio: IA deve estar conectada a um contexto amplo, diz CTO do Nubank

“Temos mais pessoas na sociedade que precisam adquirir as habilidades certas em inteligência artificial devido à automação e à necessidade de aumentar a quantidade de pessoas com habilidades em inteligência artificial na força de trabalho”, disse.

A própria IBM, que participa ativamente do desenvolvimento de IA, tem investido em ações de treinamento e capacitação para mitigar os impactos que o avanço da tecnologia tem tido nos últimos anos. A empresa tem a expectativa de capacitar 30 milhões de pessoas até 2030, e promove programas gratuitos de treinamento como o IBM Skills Build.

“Percebemos que havia uma lacuna significativa de habilidades, e queríamos garantir que a sociedade tivesse as habilidades tecnológicas necessárias para ter sucesso no ambiente de trabalho”, refletiu.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!