Yaman cria núcleo com talentos portadores de deficiência visual

Yaman time PCDs

A Yaman, empresa de engenharia e qualidade de software, anunciou que montou uma equipe especializada em acessibilidade digital com portadores de deficiência visual. Com a iniciativa, a empresa busca garantir o desenvolvimento de sites, aplicativos e softwares que garantem a acessibilidade para os clientes atendidos, procurando promover a inclusão digital.

A equipe especializada em acessibilidade digital é por um time misto, composto por profissionais com e sem deficiência, que atuam como desenvolvedores, analistas de qualidade, audiodescritores e transcritores. Atuando em duplas e baseados em padrões internacionais, eles possuem o desafio de identificar e orientar na correção das falhas de acessibilidade nas plataformas web e mobile de nossos clientes

“O que nós buscamos é juntar a bagagem de vida de cada um dos profissionais que trabalham aqui para tornar a experiência do usuário a mais acessível possível nos canais digitais dos nossos clientes. Como poderíamos testar a experiência digital de um deficiente visual, não tendo deficiências? Precisamos testar vivendo as dores reais dos nossos clientes”, explica Murillo Bolonhini Cita, responsável pela coordenação do núcleo.

Um dos pilares na formação do time de Acessibilidade da Yaman foi encontrar talentos que aliam o conhecimento técnico às experiências de quem vive os desafios de acessibilidade do dia a dia.

“Muitas pessoas não sabem que existe um programa leitor de telas, para fazer a leitura do aparelho para o deficiente visual. Já houve situações em que eu estava usando o celular com a tela escura e uma pessoa chegou cutucando dizendo que o aparelho não estava funcionando, que estava desligado”, conta o analista de testes e deficiente visual Luan Honorato Silva Lima.

A acessibilidade, segundo Luan, precisa ser enfatizada como algo que “engloba todos”, ainda que pensada para Pessoas com Deficiências (PCDs). “Por meio da divulgação, nós conseguimos que as pessoas tenham contato com o conteúdo. Antigamente, existia aquele mito de que o deficiente é aquela pessoa que fica escondida dentro de casa e pronto”, reforça.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!