Domestilar atualiza infraestrutrua de TI e cibersegurança para apoiar crescimento

Domestilar SonicWall case

A Domestilar, referência em varejo no Amapá e na região Norte do Brasil, atualizou a sua infraestrutura de TI e de cibersegurança para apoiar e acelerar o seu crescimento. A nova infraestrutura de tecnologia contou com soluções da SonicWall.

A companhia contabiliza atualmente 10 lojas, dois Centros de Distribuição totalmente automatizados – um focado em móveis, outro em eletroeletrônicos – e uma sede administrativa, oferecendo serviços digitais a 500 de seus 900 colaboradores e possuindo mais de 200.000 clientes cadastrados em suas bases de dados. A empresa também tem avançado sua jornada de alinhamento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Utilizamos a inteligência SonicWall para proteger a nossa rede, os acessos remotos, o portal B2C e o nosso servidor de e-mail”, conta Maurício Bentes, Líder da TI da Domestilar. “Essas soluções são complementadas por ações internas para elevar a maturidade da cultura de segurança. Trabalhamos de forma proativa para aumentar a conscientização dos usuários finais a respeito da importância dos controles de segurança”, complementa.

Os dois data centers on premises da Domestilar agora são protegidos pela família de firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa em HA (Alta Disponibilidade). Um data center está no Centro Tecnológico, e o outro em um dos Centros de Distribuição. “Esses firewalls são a base da segmentação da nossa rede, uma para acessos internos, outra para a Internet (borda da rede), com acesso exclusivo a partir da matriz”, detalha Bentes.

Segundo a SonicWall, o firewall apresenta recursos como filtro de conteúdo, antivírus, VPN e inspeção de tráfego. Para Junior Mendes, analista de Redes Sênior da Domestilar, com a implementação da solução SonicWall as operações de rede ficaram mais simplificadas, com configurações avançadas sendo ativadas de forma rápida pela interface web. “Trazer esses elementos para a nossa rede gerou avanços significativos para a nossa segurança, criando uma camada extra em nossos ativos. O poder de detecção de objetos maliciosos do firewall nos trouxe tranquilidade, permitindo o acompanhamento em tempo real dos serviços no dashboard da aplicação Sonicwall”.

Integração entre soluções

Usuária de soluções Microsoft, a Domestilar também explorou a integração entre o AD (Active Directory) e a plataforma SonicWall para configurar os appliances SonicWall. O AD é a base de dados com a configuração de direitos e proibições de acesso dos usuários. A aderência entre as tecnologias SonicWall e Microsoft facilita a automação dos processos de segurança, transportando para a plataforma SonicWall as políticas de acesso cadastradas inicialmente no AD. Isso permitiu que a empresa implementasse uma política única de acesso.

O uso das soluções SonicWall também adicionaram novas camadas de segurança ao servidor de e-mails da Domestilar, uma plataforma própria que roda nos data centers da empresa. “O acesso ao servidor de e-mail passa, agora, pelo SonicWall Advanced TotalSecure Email, que garante a integridade de uma plataforma crítica para os nossos negócios. Isso é feito sem causar atrito ao usuário final”, explica Bentes. A solução opera a partir das políticas de segurança da empresa e conta com recursos AntiSpam, antivírus e antiphishing.

Acesso remoto seguro

A cultura digital da Domestilar é baseada, também, na solução de acesso remoto seguro SonicWall SMA 500V. Seu papel é orquestrar todo a acesso remoto aos sistemas corporativos dos profissionais da Domestilar trabalhando em home office. “Com a adoção do SMA 500V, mais uma vez fomos pioneiros em Macapá, desta vez na entrega de acesso remoto para nossos usuários. Isso foi feito antes da pandemia – quando a crise sanitária começou, em março de 2020, tínhamos tudo em mãos para prover a conexão via VPNs seguras entre profissionais em home office e nosso ambiente corporativo”, detalha Mendes. Inicialmente o SMA 500V foi usado por atendentes do contact center da empresa – com a pandemia, esse grupo passou a incluir, também, os diretores.

Para chegar a resultados como estes, o time de TI e Segurança da Domestilar precisou realizar uma mudança em seu ambiente interno. Antes da entrada em cena da solução SonicWall, a empresa era usuária de um firewall baseado numa plataforma Open Source. “Nossos planos de negócios exigiam uma plataforma avançada, que nos ajudasse a automatizar e gerenciar tarefas de segurança na velocidade de nosso crescimento”, detalha Mendes. A solução de segurança Open Source demandava muitas horas/homens do time, não entregando a agilidade necessária.

Como parte do projeto de atualização da infraestrutura de TI, a Domestilar utilizou os serviços de consultoria em segurança da Solus IT, parceira de negócios da SonicWall Brasil na região Norte do Brasil, para estudar opções de firewalls. Hoje, o time da Solus IT continua dando suporte para o ambiente SonicWall operando dentro da Domestilar, monitorando essa plataforma a partir de seu NOC/SOC.

Para Thiago Godinho, diretor da Solus IT, o projeto de transformação digital da Domestilar tem sido bem-sucedido por ser um projeto que recebe apoio desde as altas lideranças da empresa, que reconhecem que, numa economia digital, alta disponibilidade de sistemas equivale à satisfação do cliente. “Processos perfeitamente azeitados são suportados por avançadas soluções digitais – isso vale dos POVs nos caixas das lojas aos coletores de dados no Centro de Distribuição. A inteligência SonicWall insere-se neste quadro, atuando 24×7 para reforçar a segurança dos dados da Domestilar”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!