Iniciativa promove capacitação gratuita em Tecnologia da Informação

O Núcleo Softex Campinas (NSC), associação das empresas de softwares, anuncia o lançamento do TrendsIT, uma iniciativa com apoio do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e sob a coordenação da Softex Nacional.

O programa tem como objetivo a capacitação e inserção no mercado de trabalho de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação, buscando suprir a forte demanda de profissionais qualificados no setor.

A iniciativa contemplará o oferecimento de três mil vagas de capacitação para estudantes de todo o Brasil por meio de uma plataforma de ensino à distância, que poderão concorrer, após a conclusão da etapa de capacitação, a oitenta bolsas de ajuda de custo para a realização de residência e vivência profissional em empresas e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) parceiros do projeto. As inscrições podem ser feitas clicando no link.

O programa visa preparar os alunos para que eles tenham as competências requeridas pelo mercado. Além de receber treinamento técnico, os alunos também participarão de cursos voltados para o desenvolvimento de competências comportamentais e para o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa, dando a eles um perfil bastante valorizado pelas empresas.

“Os participantes do programa terão na etapa de capacitação o apoio de mentores para esclarecer dúvidas técnicas e fornecer orientações sobre a carreira de TI. Os alunos que participarem da etapa de residência terão a oportunidade de atuar em projetos reais e serão orientados por profissionais experientes das empresas parceiras do Núcleo Softex” explica Edvar Pera Jr., Diretor Executivo do Núcleo Softex Campinas.

O programa TrendsIT oferece cursos de capacitação e conteúdos gratuitos voltados para quem pretende ingressar ou para quem busca novas oportunidades de emprego em tecnologia da informação nas áreas de desenvolvimento full stack (web) e mobile para plataformas IOS e Android. Todos os alunos selecionados que concluírem seus estudos com êxito receberão um certificado ao final do programa.

Os cursos oferecidos têm o objetivo de preparar desenvolvedores full stack e mobile em cinco etapas: Nivelamento teórico; Nivelamento prático; Aprofundamento em desenvolvimento full-stack ou mobile; Competências comportamentais; Residência em empresa parceira.