Multicloud é temida por maioria dos CIOs do setor financeiro

CIOs do setor financeiro no mundo todo estão preocupados com a crescente complexidade decorrente da explosão de dados que novas camadas de serviços agregam às pilhas tecnológicas nativas em nuvem. Para a maioria deles (72%), esse contexto multicloud está além da capacidade humana de gerenciamento.

Esta é uma das descobertas destacadas no “Relatório Global de CIOs 2022 – Serviços Bancários e Financeiros”, realizado pela Dynatrace. De acordo com a pesquisa, na visão dos líderes de TI, as tecnologias multicloud e híbridas aumentam a complexidade e o risco organizacional, tornando o gerenciamento e análise de logs um grande desafio.

Na era digital, as empresas de serviços bancários e financeiros contam com vários sistemas críticos e tecnologias para garantir que seus clientes tenham acesso contínuo a aplicações como serviços bancários móveis, pagamentos seguros e acesso a financiamento. Porém, gerenciar essa enorme quantidade de informações é impossível de forma manual, lembra o estudo da Dynatrace.

Leia também: 5 CIOs falam sobre a construção de uma cultura de TI orientada a serviços

Segundo a pesquisa, 58,5% dos CIOs afirmam que as equipes podem ficar sobrecarregadas com o aumento da complexidade de suas pilhas tecnológicas se não identificarem uma abordagem mais automatizada para as operações de TI. Já 42,5% dos CIOs afirmam que sua camada de armazenamento de dados é incapaz de se expandir com eficiência para acompanhar o volume de métricas e logs que precisam capturar. Soma-se a esse cenário a instabilidade esperada, com 77% das organizações de serviços bancários e financeiros afirmando que seu ambiente de TI muda a cada minuto.

“As modernas organizações de serviços bancários e financeiros dependem da tecnologia em Nuvem para aumentar a agilidade e a velocidade de inovação, assim como a entrega de experiências digitais e as interações personalizadas para melhorar o valor vitalício de seus clientes”, diz Roberto Carvalho, Vice-Presidente Regional para a América do Sul da Dynatrace. “No entanto, isso também significa um aumento na complexidade, levando as equipes de TI, desenvolvimento e segurança a gerenciarem e otimizarem as experiências”.

O levantamento também chama atenção para o fato de que a grande maioria dos CIOs do setor (96,5%) indica que existem barreiras à expansão da observabilidade e segurança em seus ambientes multicloud e nativas em nuvem. Em média, apenas 10% da pilha tecnológica tem observabilidade de ponta a ponta pelas empresas.

Dos executivos ouvidos, 36,5% dos CIOs confirmam que algumas áreas da pilha tecnológica são difíceis de instrumentalizar ou não podem ser monitoradas com as tecnologias existentes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!